O INÍCIO
Luz, Câmera, Ação. Para começar e comemorar o lançamento da Action Business, eu gostaria de contar o início dessa história toda e dividir com vocês esse projeto que não é meu, mas de um coletivo de pessoas que incentivaram e ajudam a viabilizá-lo: família, amigos, profissionais e colegas de bons anos de trabalho. Me chamo Tiago Rangel Alves, administrador de formação, trabalho na área de melhoria contínua, excelência operacional e operações há pouco mais de 10 anos. Trabalhei em empresas de vários segmentos, portes e culturas. Ajudei desde empreendedores a tirar seus sonhos do papel e a alavancar seus resultados até empresas multinacionais cuja complexidade, interfaces e processo decisório se fazia muito, mas muito mais complexos, e exigiu de mim não apenas a aplicação dos meus conhecimentos técnicos, mas habilidades que nem eu sabia que as possuía.
A JORNADA
Durante essa caminhada conheci muita gente boa, competente em suas áreas de atuação, protagonistas de suas carreiras, verdadeiros feras, pessoas que realmente fazem acontecer, pessoas que estão por trás de muitas marcas conhecidas no mercado. Nem sempre o que aparece na mídia escrita, falada ou assistida é o que de fato acontece. Mas quem são essas pessoas? O que elas pensam, o que elas têm a dizer e compartilhar?
O FATO
Adiciona-se a essa jornada uma constatação: como a boa gestão, o gerenciamento com qualidade, a liderança, a metodologia, a disciplina, a educação, são capazes de gerar resultados concretos, efetivos nas organizações. É impressionante a diferença entre uma empresa que acredita e que não acredita em métodos gerenciais. É ainda mais impressionante quão distante isso está da realidade de muitas empresas no Brasil e no exterior. Algumas empresas por opção (ok. Somos providos de livre arbítrio), outras por desconhecimento (é fundamental ter uma liderança capaz de compreender em profundidade a filosofia Lean, por exemplo. O que se vê são líderes terceirizando a responsabilidade que é deles. É mais fácil do que aprender) e outras por pura mediocridade. Continuam a acreditar que fazer melhoria contínua é algo que leva tempo demais para as pessoas amadurecerem, que o custo de manter uma área de apoio como essa não paga os benefícios que ela traz em termos de melhoria de performance e que sua liderança é forte e disciplinada o bastante a ponto de se dar ao luxo de não ter um especialista em método. (De fato há que se ter disciplina e resiliência. Não é para qualquer um. É preciso escolher as pessoas certas e mais ainda, os líderes certos. Na maior parte das vezes o fracasso desse tipo de iniciativa se deve à falta de comprometimento da própria liderança). Esse negócio de Qualidade total, excelência, metodologia está longe de ser uma modinha dos anos 90. Se alguém conhecer um caminho melhor e mais curto, por favor me avisem. Perdi essa aula!
EMPREENDENDO
Foi pensando nas pessoas, nas empresas, nos líderes e acreditando na gestão de qualidade que criei esse portal: para dar voz aos gestores que fazem acontecer e a mim mesmo, porque não? É um ponto de encontro onde poderemos compartilhar, questionar, aprender, dividir e multiplicar conhecimento gerencial. Vamos falar sobre Gestão por Processos, Lean Thinking, Melhoria Contínua, Padronização, Empreendedorismo, Liderança, Sustentabilidade, Certificações, Internacionalização, Educação e muitos outros temas interessantes.
E por que Action Business? Mais do que sermos um negócio de ação, somos emoção. A linha entre o fracasso e o sucesso é muito tênue, mas a ponte que liga um ao outro é composta por pessoas. Não se pode falar de pessoas ignorando suas emoções e tudo que vem embarcado com elas. Não à toa, as empresas hoje não vendem mais produtos e serviços. Elas vendem emoção. “Feito pra Você”, “Just do it”, “Banco do Tiago”, “Emoção pra Valer”. Sabem de quem estou falando, certo? Adoro esse antagonismo entre a razão e a emoção, do Capitalismo Consciente e do Downsizing, do Progressista e do Democrata, do investimento e do custo. Na verdade, tudo isso é soma, não é subtração. Ainda confuso não?
Faça parte da nossa rede, acesse nosso site, compartilhe e curta nossas postagens.
Será um prazer tê-los conosco semanalmente.
Olá Tiago,
Vi o vídeo. Lhe desejo sucesso neste novo desafio com a Action Business! Um abraço.
Fernando, obrigado. Continue lendo, comentando e participando das nossas publicações. Será muito bem-vindo!
Abraço,
Tiago
Olá Tiago Rangel. Gostei muito da proposta do blog, como posso fazer parte do abusiness???
Olá Lucas,
obrigado pela mensagem. Sua participação é muito bem-vinda. Você deverá encaminhar um email para action@abusiness.com.br contando um pouco sobre suas experiências profissionais, os temas que tem interesse em publicar e a frenquencia. Não esqueça de anexar um currículo.
Em breve entraremos em contato.
Abraço,
Tiago
Grande Tiago,
Que projeto sensacional!!!!
Sua competência e experiência irão ajudar muitos profissionais com sede de conhecimento numa área que poucos dominam de verdade. Ler um livro é fácil, mas ter essa pegada de emoção em conjunto faz toda diferença para o sucesso e você é pioneiro ao tratar dessa forma no Action Business.
Tem tudo para revolucionar o conhecimento em gestão.
Parabéns!
Daniel
Daniel, obrigado pelo feedback. O blog está à sua disposição sempre que desejar compartilhar suas experiências.
Vamos em frente!
Abraço,
Tiago