action@abusiness.com.br
Action BusinessAction BusinessAction BusinessAction Business
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • INSTITUCIONAL
    • NOSSO FOCO
    • CORPO TÉCNICO
    • QUEM CONHECE
  • CONSULTORIA
  • CURSOS IN COMPANY
    • GESTÃO EMPRESARIAL
      • MELHORIA CONTÍNUA
      • PROCESSOS GERENCIAIS
      • FINANÇAS
      • ESTRATÉGIA
      • PROJETOS
      • LIDERANÇA
  • CONHECIMENTO
    • Blog
    • Vídeos
  • JUNTE-SE A NÓS
  • CONTATO
    • Fale com a Gente

Padronizar traz previsibilidade para o seu negócio?

    Home Blog Padronizar traz previsibilidade para o seu negócio?
    Próximo PostAnterior

    Padronizar traz previsibilidade para o seu negócio?

    De Tiago Rangel | Blog | 1 comentários | 11 julho, 2017 | 2

    Como uma empresa consegue padronizar um produto em que a dependência humana é enorme? Mais do que isso, desenvolver uma cadeia de suprimentos integrada, “glocal” (global, mas ao mesmo tempo, respeitando as particularidades locais) e com elevado índice de qualidade e padrão? Um dos fenômenos da padronização indiscutivelmente é o McDonald´s. Há quem não goste do produto em si e discorde que o sabor do hambúrguer daqui é diferente do sabor do hambúrguer acolá. OK. Mas dizer que não há padrão é impossível. Até porque, dizer que um negócio é padronizado não é o mesmo que dizer que ele seja igual. Mesmo padronizado, há variação, mas o lance é garantir o respeito aos limites de especificação e a uniformidade, que são coisas diferentes.

    Somente a Arcos Dorados, maior franquia do Mc Donald´s do mundo e que detém os direitos na América Latina e Caribe são mais de 2.000 restaurantes e 95 mil colaboradores. Imagine padronizar tudo isso? Pois eles fizeram.

    Vamos aos fatos:

    • Transporte: Todos os fornecedores da rede são únicos e passam por um rigoroso controle de qualidade. O transporte é realizado por um único parceiro desde 1980 e são responsáveis por armazenar e distribuir desde os hambúrgueres e pães até os canudos, embalagens e materiais de limpeza consumidos pela rede. A Martin Brower foi o parceiro escolhido e hoje é uma referência e atende outras grandes redes do varejo.
    • Insumos: a conhecida Cidade do Alimento está localizada em Osasco e é responsável por fabricar a maior parte dos produtos consumidos no Brasil e América Latina. São 45.000 pães por hora, numa fábrica que funciona 24 horas por dia. Toda parte de papelaria e perecíveis mais críticos como a alface são armazenados por lá. A padronização dos fornecedores é um pilar crítico e garante escalabilidade e uma uniformidade maior dos seus produtos.
    • Hambúrgueres: também fabricados na cidade do alimento, os hambúrgueres em grande parte são produzidos com carne de um fornecedor exclusivo. Já o McFish não é hambúrguer, mas file de peixe (Merluza) fabricado apenas duas vezes por mês e 100% importado da Argentina.
    • Processos: quem nunca ouviu a pergunta: “Gostaria de batata média por mais 1 real? ” ou “Gostaria de adicionar uma sobremesa ao pedido? “. Quando falamos em padronização dos processos existe uma enormidade de itens que poderíamos explorar e exemplificar.

    Destaco dois: o processo de atendimento e o processo de montagem do pedido, a linha de produção que podemos espiar do balcão de atendimento.

    • A – Atendimento: o script de atendimento é perfeito e raramente é alterado. Até mesmo o posicionamento dos produtos na bandeja segue uma lógica que facilita o transporte e a visualização dos produtos por parte do consumidor. Agora a rede de fast food pretende dar um toque mais personalizado, permitindo que o atendente dê o “tempero” do atendimento, se aproximando mais do público. Mas até isso está descrito em um procedimento operacional padrão. E quem nunca observou o colaborador que possui uma função de destaque? Uma espécie de supervisor que está sempre por perto orientando, treinando, dando feedback e com total domínio sobre os processos de fabricação e montagem do hambúrguer e é capaz de resolver todos os problemas em questão de minutos. É um belo exemplo de On Job Training (OJT) e uma forma eficiente de garantir que todos sigam a doutrina de atendimento da companhia. As funções e responsabilidades são bem definidas e há uma escala de crescimento. Inicia-se pela higienização dos banheiros, até chegar à supervisão, passando pela função de caixa que possui uma enorme responsabilidade uma vez que o numerário da franquia passa por ali. Outro ponto marcante do modelo de atendimento é o tratamento de falhas. Experimente reclamar que a batata está fria ou que há alguma não conformidade no produto. Eles simplesmente trocam para você. Esse tratamento virou marca registrada da rede o que reafirma o zelo por garantir a qualidade do que se entrega.

    Faço aqui uma observação. Numa indústria os problemas de qualidade podem ser corrigidos de forma antecipada, preventiva antes que chegue às mãos do consumidor final. Isso é feito por inúmeros pontos de controle, rotas de inspeção e check list de qualidade que permitem reprocessar determinado produto ou corrigir o erro. Ainda assim, alguns itens passam desapercebidos pela amostragem. Um exemplo disso são os recalls de carros que temos visto com certa frequência. Entretanto, quando há uma prestação de serviço, geralmente a exposição ao erro é muito maior, pois o serviço ou o produto, nesse caso, é executado na hora, na frente do cliente e com um lead time apertadíssimo. Isso torna o grau de dificuldade maior, assim como uma tratativa mais rápida e imediata. Obviamente que em um segundo momento, há que se buscar as causas raízes para que os problemas não voltem a acontecer.

    • B – Montagem do pedido: como uma sinfonia bem orquestrada, o pedido é distribuído pelas telas espalhadas no estabelecimento e ao passo que o hambúrguer está sendo aquecido, que é o gargalo do processo, ou seja, aquele que leva mais tempo e cujo fator crítico é a necessidade de ser servido quente. O pão também é preparado, a batata é frita, temperada e mantida quente funcionando como um pequeno estoque de segurança que aplicando o KANBAN se sabe quando uma nova escumadeira deve ser colocada no óleo. O refrigerante ou suco são enchidos no copo e a sobremesa preparada ou simplesmente servida. Uma vez pronto, o bife de hambúrguer é colocado no pão somando os demais ingredientes e em questões de minutos, todos estão servidos no balcão ou despachados no drive-thru.
    • Lojas: não importa onde esteja no mundo. Você saberá identificar facilmente uma loja com um M amarelo na frente. O layout das lojas é sempre muito parecido, se sabe onde encontrar canudo, molhos, etc, alguns possuem espaço dedicado às crianças. Outros permitem fazer o pedido dentro do carro e levar para casa. Até ai nada demais…mas imaginem a cadeia de suprimentos por trás da infraestrutura de cada loja: fornecedores das máquinas, da automação, dos letreiros, as fotos dos produtos, os móveis, os uniformes dos funcionários e toda parte de alvenaria.

    Convenhamos que na ausência de uma opção segura, o Mc Donald´s se apresenta como uma ótima alternativa tanto pelo custo quanto pelo padrão conhecido, ou seja, sabe-se o que esperar daquele produto. É algo conhecido.

    Isso é previsibilidade!

     

    Portanto, como a padronização traz previsibilidade para o negócio?

    À medida que se diminui a variação, os produtos, os processos, as pessoas passam a ser mais previsíveis, ou seja, se sabe o que esperar deles. Por conseguinte, o resultado também se torna mais previsível. Normalmente, as pessoas gostam de empresas estáveis, que entregam o que prometem sempre e por isso buscam mais essas empresas, indicam mais e consomem mais. Você compraria um carro que ora anda e ora não? A reputação das marcas está diretamente relacionada à sua estabilidade. Vide a extinta CCE que fornecia eletrodomésticos e que ganhou a triste fama de Conserta, Conserta e Estraga, fazendo um trocadilho com o nome da marca.

    É fácil padronizar? Como padronizar uma operação?

    O processo de padronização exige planejamento e priorização. Mais do que escrever um procedimento, padronizar requer muito esforço de treinamento e acompanhamento. Portanto, a padronização segue algumas etapas:

    • Mapeamento do processo. Entender como as coisas são feitas é o primeiro passo do processo de padronização. Essa fase deixa claro quais são as atividades do processo e quais delas são incapazes de agregar valor. Siga o fluxograma abaixo para saber como classificar uma atividade.

    Árvore de valor

    • Identifique as tarefas críticas: Tarefas ou atividades críticas são aquelas que não podem deixar de ser feitas, pois afetam diretamente o resultado do processo. O resultado deve ser entendido no sentido mais amplo, dependendo do processo que se pretende padronizar. Sugiro considerar as cinco dimensões da qualidade: Qualidade, entrega, moral, segurança e custo. A criticidade da tarefa poderá impactar uma dessas dimensões e define por onde começar a padronizar. Comece sempre pelas tarefas mais críticas, pois uma vez padronizada, trará maior estabilidade e deixará de ser crítica.
    • Priorize os procedimentos e escreva-os: o próximo passo é escrever os procedimentos. Para fazê-lo, convide as pessoas que realmente vivam a realidade do problema diariamente. São eles que precisam de um procedimento a ser seguido e caso o conteúdo não seja compreendido, não será utilizado como gostaria. Montar equipes multidisciplinares e definir um calendário com sessões de padronização é o melhor caminho, salvo a disponibilidade das pessoas não permita.

    Os procedimentos precisam ser ricos em fotos e apresentar seu conteúdo de forma que um leigo seja capaz de compreender e se necessário operar apenas seguindo o passo.

    • Planejamento do treinamento: uma vez tendo os procedimentos descritos e validados é chagada a hora de planejar e preparar uma agenda clara e estruturada dos treinamentos que serão dados aos colaboradores para atestar que estão aptos a executarem sozinhos o procedimento, eliminando vícios corporais e de linguagem.
    • Treinamento no local de trabalho (OJT): de posse do procedimento o supervisor deverá convidar o operador para um treinamento com data, local e horário definidos. O OJT consiste em executar à risca o passo-a-passo explicitado no procedimento, verificando sua eficácia, as habilidades do funcionário, vícios de execução e o respeito às normas de segurança, bem como o grau de exposição a riscos. É extremamente recomendado que o OJT seja individualizado.
    • Diagnóstico do Trabalho Operacional (DTO): também conhecido como Auditoria de Padrão é a etapa posterior ao OJT. Ele deve ser feito após um intervalo de tempo que dependerá das percepções do supervisor e da nota do colaborador treinado no OJT. Se o funcionário passa confiança e domina completamente o procedimento operacional padrão (POP), esse intervalo pode ser até 6 meses chegando a um ano. Entretanto, se o operador exige maior disciplina no acompanhamento e os resultados de seu turno, por exemplo, são piores, o intervalo de tempo deve ser menor, 15 dias a 2 meses no máximo. O DTO jamais deve ter caráter punitivo, mas sim educativo. É a oportunidade para a função supervisão conhecer melhor seu time, dar um feedback estruturado e com base em fatos, corrigir os vícios de execução e melhorar o procedimento, ajustando-o à realidade operacional e ao entendimento de quem usa o POP.

    Tendo concluído essas etapas, a padronização da empresa, dos processos, dos fornecedores, etc. terá sido muito bem-sucedida. Ai, basta adicionar novos procedimentos, engajar novos colaboradores e lapidar o sistema de padronização agora construído. Uma boa forma de profissionalizar isso é investindo em um sistema que controle os treinamentos e diagnósticos, calendarizando os treinamentos, desenvolvendo uma matriz de habilidades e vincular essa matriz ao sistema de metas. Essa matriz se torna pré-requisito para futuras promoções e premiações internas.

     

    Curtiu? Dê um like! Compartilhe!

    Árvore de Valor, DTO, Excelência Operacional, Gestão por Processos, Mapeamento de Processo, Melhoria Contínua, OJT, Padronização
    Avatar

    Tiago Rangel

    Administrador, especialista em gestão, empreendedor, baterista, filho, esposo e pai da Júlia!

    Mais posts de Tiago Rangel

    Posts Relacionados

    • PDCA – Parte 2 – Hora de colocar a mão na massa

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      Para quem não está por dentro dessa história, o último post contava a história de um projeto de melhoria que foi desenvolvido para reduzir os custos com energia elétrica. Após um amplo estudo, foram propostasLeia Mais

    • Action Business – Mais Razão, Mais Emoção!

      De Tiago Rangel | 6 comentários

      O INÍCIO Luz, Câmera, Ação. Para começar e comemorar o lançamento da Action Business, eu gostaria de contar o início dessa história toda e dividir com vocês esse projeto que não é meu, mas deLeia Mais

    • Gerenciamento da Rotina Diária: entenda o que é!

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      Quando abordamos o tema do Gerenciamento da Rotina Diária é impossível não o associarmos à produtividade. No ano passado o Brasil perdeu mais 6 posições no ranking das economias mais competitivas do mundo, caindo paraLeia Mais

    • A importância da média gestão para atingir resultados

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. Com mudanças em tempo real, a gestão empresarial precisa encontrar maneiras de obter vantagem competitiva para se destacar no mercado. Para tanto, é preciso investir nasLeia Mais

    • Como reduzir o setup com o SMED?

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      Atualmente, ainda é muito comum se deparar com indústrias que contam com altos tempos de setup empregados em suas operações, não é mesmo? Logo, por ser uma atividade que não agrega valor ao processo eLeia Mais

    1 comentários

    • Avatar
      Jouber Responder 14 de julho de 2017 at 15:05

      Belas observações de mercado!

    Comente!

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Próximo PostAnterior

    Pesquisar

    Posts recentes

    • O ano é 2035
    • Liguei o foda-se!
    • Middle Startup Management
    • Você já ouviu falar em Busyness?
    • A importância da média gestão para atingir resultados

    Categorias

    • Blog

    INSTITUCIONAL

    Somos focados na Média Gestão. Os anos de experiência nos prova que as skills ou habilidades que fazem das pessoas ocupantes de funções mais operacionais uma referência são diferentes daquelas que as tornam excelentes gestores. Agora, o conhecimento gerencial se faz necessário.

    ÚLTIMAS DO BLOG

    • 17 agosto, 2020
      0

      O ano é 2035

    • 10 agosto, 2020
      0

      Liguei o foda-se!

    Quando aquilo que você acredita e compartilha ser Quando aquilo que você acredita e compartilha serve de inspiração para a comunicação corporativa do programa de trainee da @ambev , maior cervejaria do mundo, só reforça o quanto o mundo precisa de #maisrazãomaisemoção e nos enche de orgulho ainda mais em tempos como esse...Faço votos, queridos trainees, que a jornada de vocês seja vitoriosa! “Se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi”, já dizia o rei! Estou certo meu amigo @naborsocial ?
#goaction #actionbusiness #ambev #trainee #empatia #liderança #rh  #carreira #gestãodepessoas #gestão
    Pelo segundo ano consecutivo, tenho o prazer de co Pelo segundo ano consecutivo, tenho o prazer de co-organizar o Minascon Innovation Talk através da Action Business apoiando o Sebrae e a FIEMG e dessa vez com o desafio de estruturá-lo remotamente. Uma satisfação em estar ao lado de feras como Paula Lunardelli, Bruno Loreto e Myriam Tschiptschin em um dos painéis do evento que objetiva trazer reflexões importantes sobre esse processo à luz de alguns personagens desse ecossistema tão rico e promissor. #minascon2020 #construçãocivil #BH #sebrae #actionbusiness #maisrazãomaisemoção #goaction #minascon #minasconinnovationtalk #inovação #construtech #startup #consultoria #empreendedorismo #gestão #gestãoempresarial
    Estaremos mediando um bate-papo muito rico e cheio Estaremos mediando um bate-papo muito rico e cheio de conteúdo, com o @edney.vieira como parte da disciplina Gestão da Mudança e do Clima Organizacional da @pos_uniavan ministrada por nosso Diretor Tiago Rangel! 
.
Quem tiver afim, o evento será 100% gratuito, online e sem necessidade de inscrição! É só entrar no dia no link na bio! 👆🏼
#goaction #uniavan #internacionalização #gestão #consultoria #treinamento #maisrazãomaisemoção #médiagestão
    Quem fala que não fica nervoso em uma negociaçã Quem fala que não fica nervoso em uma negociação importante está mentindo. Existe sim aquele que disfarça melhor que o outro.
Isso acontece, em muitos casos, por utilizarmos a negociação de posições como forma de alcançarmos o acordo. Entretanto, quando falamos de negociações mais complexas, negocie baseado em princípios. Você seguramente se sairá melhor! 

#gestãoempresarial #gestão #altaperformance #negociação #desenvolvimentoorganizacional #desenvolvimentopessoal #inovação #treinamento #produtividade #gestãodepessoas #consultoria #goaction #maisrazãomaisemoção
    A 1ª turma de pós-graduação a gente nunca esq A 1ª turma de pós-graduação a gente nunca esquece! Sentir e escutar a satisfação dos alunos com o resultado que tanto me esforcei para alcançar, o feedback de professores experimentados são, sem dúvida, os melhores dos prêmios e alimento pra alma. Gás renovado para o próximo desafio. 
Agradeço a @pos_uniavan pela confiança, Profa. KETRIN CELINE NOVAES ESTÁCIO e todo time pedagógico pelos direcionamentos, liberdade criativa e suporte. Ao Thiago Godoy e Marcos Sterenkrantz pelas intervenções de valor inestimável! Que venham outros desafios!
#uniavan #negociação #processodecisório #goaction Action Business #maisrazãomaisemoção #gestãoempresarial #gestão #management #médiagestão #middlemanagement #consultoria #consultancy #inovação #gratidão
    Hoje terei o prazer de receber convidados super es Hoje terei o prazer de receber convidados super especiais na disciplina Negociação e Processo Decisório, que leciono, da @pos_uniavan. Os feras Thiago Godoy, head de Educação Financeira da @xpeed.school e Marcos Sterenkrantz, head de Inovação da @xp.inc trarão alguns cases super interessantes e é uma excelente oportunidade de aprendizagem! Você é nosso convidado!

Para acessar a aula, acesse o link na bio: 👆🏼https://lnkd.in/d4wUkkK

#uniavan #posgraduação #educaçãofinanceira #xpeedschool #xpinvestimentos #actionbusiness #goaction #gestãoempresarial #negociação #processodecisorio #inovação
    🌏📍 *Internacionalização ACATE convida: Ges 🌏📍 *Internacionalização ACATE convida: Gestão de times globais*
*Data e horário*: 27/08 às 19h
*Inscrições no link na bio 👆🏼!

Conduzido com maestria pelos super empreendedores Nayara de Almeida D'Alama e Guilherme Coan Hobold terei o prazer de ser um dos painelistas e aprender ao lado de feras como Kayo Albuquerque e Cibele Ferraz.

O Grupo vai reunir profissionais do mercado para compartilharem suas experiências e vivências práticas na gestão de equipes globais em evento GRATUITO E ONLINE!

Obrigado @acate.sc e bora ganhar o mundo!

Você é nosso convidado! Inscreva-se pelo link e não perca!

#internacionalização #acate #startupsc #goaction #inovação #santacatarina #maisrazãomaisemoção #vidadegestor #médiagestão  #timesglobais #desenvolvimentoorganizacional #desenvolvimentodepessoas #altaperformance #culturaorganizacional
    Me recordo que quando sai da companhia onde trabal Me recordo que quando sai da companhia onde trabalhava no final de 2016, senti uma sensação de obsolescência, de que todo aquele conhecimento acumulado durante anos precisava urgentemente de uma nova e profunda transformação. Não que ele não tivesse mais valor no mercado, mas para que eu me fizesse entender nesse novo mercado que me deparei, precisava dominar um novo idioma, uma nova forma de pensar e agir.

Desde então, tive clareza e convicção que eu estava certo, mas de forma abstrata, empírica. Entretanto, lendo agora o livro “O Novo Código da Cultura” dos gigantes Sandro Magaldi  e José Salibi Neto tenho a prova intelectual e concreta que eu estava certo e agradeço a Deus por atender minhas preces. É que sempre pedi a Deus lucidez! Rs! 

Se Deus ainda não te brindou com ela, uma boa alternativa pode ser a leitura desse livro! Pode ser um bom começo! Reinvente-se, Flexibilize-se! 

#goaction #maisrazãomaisemoção #gestão #gestãoempresarial #gestãodoamanhã #inovação #disrupção #culturaorganizacional #managament #gestãodamudança
    Resiliência: propriedade que alguns corpos aprese Resiliência: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. 
Não atoa é considerado um substantivo feminino. 
#maisrazãomaisemoção #goaction #consultoria #gestãoempresarial #médiagestão #gestão #altaperformance #inovação #transformaçãodigital
    Quem me conhece sabe: não sou muito de usar palav Quem me conhece sabe: não sou muito de usar palavras de baixo calão no dia-a-dia. 
. 
Mas convenhamos que a palavra escolhida para compor o título do artigo, há muito já não figura o rol de palavras proibidas no ambiente organizacional. 
. 
Já ilustra inclusive capa de livros best sellers, é sinônimo de atitude empreendedora, que aliás, sinto um regozijo ao pronunciá-la como se estivesse agredindo um saco de pancada vivo ou minha antiga bateria Mapex de 1998. Em suma, foda-se o título! 
.
Continue lendo...link na Bio! 👆🏼

#goaction #gestãoempresarial #gestão #maisrazãomaisemoção
    Feliz dia dos pais a todos os papais! Happy fathe Feliz dia dos pais a todos os papais! 
Happy father’s day for all daddies!
#diadospais
    |GESTÃO| Para que os seus resultados sejam efetiv |GESTÃO| Para que os seus resultados sejam efetivos e perenes 3 elementos são fundamentais e se aplicam a projetos, processos gerenciais maduros, pequenas, médias e grandes empresas.
.
1) Liderança: não se trata do chefe, mas sim do protagonista. Daquele que influenciam e arrastam pra perto de si gente boa que acredita na meta!
. 
2) Conhecimento Técnico: são os profissionais que dominam o processo produtivo. Fazendo uma analogia, é aquele cara que só de escutar o barulho da máquina, sabe onde está o problema!
. 
3) Método: é o conhecimento capaz de sugerir as melhores ferramentas pra se alcançar os objetivos com mais eficiência.
.
Pegou a visão?
.
#gestão #management #problemsolving #agile #pdca #leanthinking #altaperformance #actionbusiness #goaction #maisrazãomaisemoção #treinamentoincompany #desenvolvimentopessoal
    Follow on Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    CONTATO

    Email - action@abusiness.com.br

    Endereço :
    Rua Dr. Guilherme Bannitz, no. 126, cj 81.
    Bairro Itaim Bibi, São Paulo/SP, CEP 04532-060.
    Atendimento comercial em Itapema, SC e Belo Horizonte, MG.

    Horário de atendimento: 09:00-18:00

    Telefones :
    SP e SC: +55 (11) 9 7225-6535
    MG: +55 (31) 9 9239-1173

    PARCEIROS

    Copyright 2018 Action Business | Todos os Direitos Reservados.
    • HOME
    • QUEM SOMOS
      • INSTITUCIONAL
      • NOSSO FOCO
      • CORPO TÉCNICO
      • QUEM CONHECE
    • CONSULTORIA
    • CURSOS IN COMPANY
      • GESTÃO EMPRESARIAL
        • MELHORIA CONTÍNUA
        • PROCESSOS GERENCIAIS
        • FINANÇAS
        • ESTRATÉGIA
        • PROJETOS
        • LIDERANÇA
    • CONHECIMENTO
      • Blog
      • Vídeos
    • JUNTE-SE A NÓS
    • CONTATO
      • Fale com a Gente
    Action Business