Primeiramente, eu gostaria de lhe apresentar uma realidade que talvez você não tenha sido apresentado e seguramente não será. Muitas pesquisas não mostram e o mercado em si trabalha “floreando” aquela posição que muitos desejam chegar. É o mesmo princípio dos programas de TV ou das redes sociais. Ninguém posta foto triste, dos fracassos, desafios, das negativas, das tristezas e frustrações. As pessoas querem ver apenas a grama verdinha. Não tem problema quanto a isso, mas meu propósito é sim trazer a realidade. Os objetivos para isso são simples: (1) encorajar aqueles que efetivamente querem assumir essa posição, pois é muito gratificante; (2) “dar a real” para os inseguros ou que acreditam que essa posição é um mar de rosas (3) ajudar aqueles que já são gestores a levar a posição com mais conhecimento e, por conseguinte, leveza e segurança. Você não está sozinho.
Um executivo da alta direção, um funcionário de nível básico e um gerente entram em um bar. É happy hour, mas apenas um dos três consegue deixar o trabalho de lado, relaxar e descontrair. Você consegue adivinhar quem, estatisticamente falando, é aquele que se sente mais estressado e menos feliz?
É o gerente claro. Numerosos estudos descobriram a verdade sobre estar no gerenciamento de nível médio e os dados podem parecer bastante preocupantes. Aqui vão alguns:
Os gerentes de nível médio têm taxas mais altas de depressão e ansiedade do que seus superiores e subordinados.
18% dos supervisores e gerentes apresentaram sintomas de depressão.
Mais da metade dizem que se sentem “constantemente preocupados”.
47% levam suas preocupações de trabalho para casa com eles.
Esses são alguns números sérios. Mas antes de começar a pensar “Obrigado, mas agradeço a oferta” em relação a essa promoção à gerência, lembre-se de que nem tudo é o que parece.
A Média gerência pode ser extremamente gratificante e uma experiência enriquecedora. Mas primeiro é preciso entender o que gera todo esse stress e pressão e avaliar como lidar com essas situações.
- Alinhe suas ambições pessoais com a missão da empresa.
É natural que os desapontamentos surjam ao longo da vida no trabalho. A média gestão é por conceito aquela que provém recursos para transformar a estratégia em ações. Por isso, ela sofre pressão tanto, da alta direção que estabelece essas metas de curto e longo prazos quanto de seus subordinados que exigem recursos para que o trabalho seja feito. Recursos esses, nem sempre disponíveis. É preciso encontrar um meio termo, buscando entender como seu papel de gestor pode contribuir na vida das pessoas e da organização. Pequenas práticas e ações diárias podem ter um grande impacto. Por isso, liste coisas que você gosta de fazer e entenda como essas coisas conversam com os valores organizacionais. E se comprometa a realiza-las, mesmo que seja uma vez por semana. Um exemplo: A Elektro, considerada a melhor empresa para se trabalhar em 2017, pelo GPTW, tem como valor “o compromisso com a excelência. Isso é evidenciado na busca pela inovação de suas atividades, pelo reconhecimento da qualidade e consistência dos serviços prestados e pela valorização do seu potencial humano…” portanto, promover ações ou permitir que seus liderados desenvolvam ações no sentido de valorizar as pessoas contribuirão com esse alinhamento promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo. Obviamente que isso não é simples, mas é possível com organização e método.
- Redefina o que significa um bom dia de trabalho
Na gerência intermediária, como você provavelmente percebeu, seu trabalho geralmente não é satisfeito com a satisfação e o elogio que costumava ter quando você estava simplesmente encarregado de concluir seus próprios projetos todos os dias. Você pode até se dar por satisfeito ao concluir uma linda apresentação ou ter participado de uma reunião em que conseguiu um pouco mais de verba, mas ninguém irá te elogiar ou te reconhecer por isso. Ser um gerente não é ficar satisfeito depois de um dia de trabalho concluído; em vez disso, trata-se de fazer com que sua equipe atinja excelentes resultados e se sinta bem sobre suas conquistas. Quando sua equipe é elogiada, é um aceno para seus esforços de liderança. Então, quando sua equipe recebe um ótimo feedback, você pode (e deve!) comemorar pois você liderou o caminho para esse sucesso. Além disso, estruture bem seus dias de modo a sempre ter disponibilidade para a equipe. Ela é a engrenagem que faz o motor funcionar e o gerente deve estar no meio lubrificando as relações, alimentando de informação as pessoas, provendo elementos e decisões que facilitem a execução das tarefas. Não seja omisso e decisões não tomadas terão um preço alto lá na frente.
- Negocie autoridade
De acordo com o amplamente citado modelo Karasek de estresse no trabalho (http://paei.wikidot.com/karasek-demand-control-model-of-job-stress), uma pessoa submetida a altas demandas, mas com pouca liberdade de decisão, provavelmente estará mais propensa à insatisfação e à tensão mental. Os gerentes de nível médio geralmente não têm a autoridade posicional para definir a visão de uma organização ou mudar o curso de uma estratégia, mas ainda são responsáveis pelos resultados finais.
Então como gerente, haverá dias em que você se sentirá a salsicha do sanduíche comprimido entre dois pães ou “pião melhorado” que só está ali para cumprir ordens. Mas a boa notícia é que você tem a habilidade para evitar esse tipo de situação de ficar com a responsabilidade pelo resultado, sem ter a autoridade sobre os meios de se obter tal resultado.
Invista tempo compreendendo seus líderes e seus estilos de tomada de decisão. Assista e aprenda com colegas que têm o dom da conversa e de se comunicarem de forma persuasiva com seus superiores. Com o tempo, você ganhará o respeito da alta liderança. A comunicação eficaz com seus líderes é fundamental se você quiser não apenas responsabilidade, mas também uma autoridade crescente. Óbvio que isso não basta se todo diálogo não vier acompanhado de bons resultados. Faça tudo isso corretamente (ou quase tudo certo), e você estará no caminho para se tornar o tipo de gerente que sua equipe irá se gabar de ter.
- Comprometa-se
Embora muitos digam que a exposição pode ser um tiro no pé, pois você fica mais vulnerável, o contrário é muito verdadeiro. Quem não é visto também não é lembrado, seja na empresa onde trabalha, seja fora dela. Seu trabalho pode não ser fácil, mas não subestime a maravilha de estar em uma posição em que você possa de fato ajudar pessoas a crescer e ter sucesso. Embora você definitivamente tenha mais desafios do que antes, agora também tem muito mais oportunidades de desenvolver suas próprias habilidades de liderança e cativar outras pessoas.
Embora a gerência de nível médio possa estar sob crescente pressão e se sentirem mais estressados, uma pesquisa liderada pelo estudioso da Média Gerência, Paul Osterman, mostra que eles estão fortemente comprometidos com o trabalho em si. Essa é a parte mais importante do quadro que emergiu das entrevistas com gerentes de nível médio. Um gerente da TechCo, por exemplo, ao responder a uma pergunta sobre seu trabalho, disse que se preocupava em “construir coisas e entregar produtos para o cliente”. Um gerente do Bank of America responsável por supervisionar uma equipe que trabalhava com clientes ricos descreveu seu trabalho da mesma forma. “Uma das emoções … é criar portfólios.” Outro gerente da TechCo comentou:
“Acho que meu trabalho é uma boa mistura entre o técnico e práticas de gestão. Eu acho que tenho muita autonomia …E u consigo gerenciar alguns ótimos caras, eles são muito divertidos e todos são muito motivados, então eu não tenho um problema moral. E é muito dinâmico, está sempre mudando. Seis semanas atrás eu estava gerenciando um grupo técnico e agora estou na Ásia contratando pessoas. É muito interessante, é muito dinâmico. É disso que eu gosto no trabalho. ”
Estar à frente dos projetos, colocar-se à disposição, ser otimista e acreditar que é possível fazer diferente são posturas que certamente farão a diferença. Boa sorte turma e não esqueça de compartilhar 😉
Fonte: Texto adaptado de https://www.themuse.com/advice/3-ways-to-stay-sane-and-upbeat-when-youre-a-middle-manager
Comente!