action@abusiness.com.br
Action BusinessAction BusinessAction BusinessAction Business
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • INSTITUCIONAL
    • NOSSO FOCO
    • CORPO TÉCNICO
    • QUEM CONHECE
  • CONSULTORIA
  • CURSOS IN COMPANY
    • GESTÃO EMPRESARIAL
      • MELHORIA CONTÍNUA
      • PROCESSOS GERENCIAIS
      • FINANÇAS
      • ESTRATÉGIA
      • PROJETOS
      • LIDERANÇA
  • CONHECIMENTO
    • Blog
    • Vídeos
  • JUNTE-SE A NÓS
  • CONTATO
    • Fale com a Gente

Virei gerente. E agora?

    Home Blog Virei gerente. E agora?
    Próximo PostAnterior

    Virei gerente. E agora?

    De Tiago Rangel | Blog | 0 comentários | 30 março, 2018 | 0

    Primeiramente, eu gostaria de lhe apresentar uma realidade que talvez você não tenha sido apresentado e seguramente não será. Muitas pesquisas não mostram e o mercado em si trabalha “floreando” aquela posição que muitos desejam chegar. É o mesmo princípio dos programas de TV ou das redes sociais. Ninguém posta foto triste, dos fracassos, desafios, das negativas, das tristezas e frustrações. As pessoas querem ver apenas a grama verdinha. Não tem problema quanto a isso, mas meu propósito é sim trazer a realidade. Os objetivos para isso são simples: (1) encorajar aqueles que efetivamente querem assumir essa posição, pois é muito gratificante; (2) “dar a real” para os inseguros ou que acreditam que essa posição é um mar de rosas (3) ajudar aqueles que já são gestores a levar a posição com mais conhecimento e, por conseguinte, leveza e segurança. Você não está sozinho.

    Imagine a seguinte situação:

    Um executivo da alta direção, um funcionário de nível básico e um gerente entram em um bar. É happy hour, mas apenas um dos três consegue deixar o trabalho de lado, relaxar e descontrair. Você consegue adivinhar quem, estatisticamente falando, é aquele que se sente mais estressado e menos feliz?

     

    É o gerente claro. Numerosos estudos descobriram a verdade sobre estar no gerenciamento de nível médio e os dados podem parecer bastante preocupantes. Aqui vão alguns:

    Os gerentes de nível médio têm taxas mais altas de depressão e ansiedade do que seus superiores e subordinados.

    18% dos supervisores e gerentes apresentaram sintomas de depressão.

    Mais da metade dizem que se sentem “constantemente preocupados”.

    47% levam suas preocupações de trabalho para casa com eles.

    Esses são alguns números sérios. Mas antes de começar a pensar “Obrigado, mas agradeço a oferta” em relação a essa promoção à gerência, lembre-se de que nem tudo é o que parece.

    A Média gerência pode ser extremamente gratificante e uma experiência enriquecedora. Mas primeiro é preciso entender o que gera todo esse stress e pressão e avaliar como lidar com essas situações.

    • Alinhe suas ambições pessoais com a missão da empresa.

    É natural que os desapontamentos surjam ao longo da vida no trabalho. A média gestão é por conceito aquela que provém recursos para transformar a estratégia em ações. Por isso, ela sofre pressão tanto, da alta direção que estabelece essas metas de curto e longo prazos quanto de seus subordinados que exigem recursos para que o trabalho seja feito. Recursos esses, nem sempre disponíveis. É preciso encontrar um meio termo, buscando entender como seu papel de gestor pode contribuir na vida das pessoas e da organização. Pequenas práticas e ações diárias podem ter um grande impacto. Por isso, liste coisas que você gosta de fazer e entenda como essas coisas conversam com os valores organizacionais. E se comprometa a realiza-las, mesmo que seja uma vez por semana. Um exemplo: A Elektro, considerada a melhor empresa para se trabalhar em 2017, pelo GPTW, tem como valor “o compromisso com a excelência. Isso é evidenciado na busca pela inovação de suas atividades, pelo reconhecimento da qualidade e consistência dos serviços prestados e pela valorização do seu potencial humano…” portanto, promover ações ou permitir que seus liderados desenvolvam ações no sentido de valorizar as pessoas contribuirão com esse alinhamento promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo. Obviamente que isso não é simples, mas é possível com organização e método.

    • Redefina o que significa um bom dia de trabalho

    Na gerência intermediária, como você provavelmente percebeu, seu trabalho geralmente não é satisfeito com a satisfação e o elogio que costumava ter quando você estava simplesmente encarregado de concluir seus próprios projetos todos os dias. Você pode até se dar por satisfeito ao concluir uma linda apresentação ou ter participado de uma reunião em que conseguiu um pouco mais de verba, mas ninguém irá te elogiar ou te reconhecer por isso. Ser um gerente não é ficar satisfeito depois de um dia de trabalho concluído; em vez disso, trata-se de fazer com que sua equipe atinja excelentes resultados e se sinta bem sobre suas conquistas. Quando sua equipe é elogiada, é um aceno para seus esforços de liderança. Então, quando sua equipe recebe um ótimo feedback, você pode (e deve!) comemorar pois você liderou o caminho para esse sucesso. Além disso, estruture bem seus dias de modo a sempre ter disponibilidade para a equipe. Ela é a engrenagem que faz o motor funcionar e o gerente deve estar no meio lubrificando as relações, alimentando de informação as pessoas, provendo elementos e decisões que facilitem a execução das tarefas. Não seja omisso e decisões não tomadas terão um preço alto lá na frente.

    • Negocie autoridade

    De acordo com o amplamente citado modelo Karasek de estresse no trabalho (http://paei.wikidot.com/karasek-demand-control-model-of-job-stress), uma pessoa submetida a altas demandas, mas com pouca liberdade de decisão, provavelmente estará mais propensa à insatisfação e à tensão mental. Os gerentes de nível médio geralmente não têm a autoridade posicional para definir a visão de uma organização ou mudar o curso de uma estratégia, mas ainda são responsáveis pelos resultados finais.

    Então como gerente, haverá dias em que você se sentirá a salsicha do sanduíche comprimido entre dois pães ou “pião melhorado” que só está ali para cumprir ordens. Mas a boa notícia é que você tem a habilidade para evitar esse tipo de situação de ficar com a responsabilidade pelo resultado, sem ter a autoridade sobre os meios de se obter tal resultado.

    Invista tempo compreendendo seus líderes e seus estilos de tomada de decisão. Assista e aprenda com colegas que têm o dom da conversa e de se comunicarem de forma persuasiva com seus superiores. Com o tempo, você ganhará o respeito da alta liderança. A comunicação eficaz com seus líderes é fundamental se você quiser não apenas responsabilidade, mas também uma autoridade crescente. Óbvio que isso não basta se todo diálogo não vier acompanhado de bons resultados. Faça tudo isso corretamente (ou quase tudo certo), e você estará no caminho para se tornar o tipo de gerente que sua equipe irá se gabar de ter.

    • Comprometa-se

    Embora muitos digam que a exposição pode ser um tiro no pé, pois você fica mais vulnerável, o contrário é muito verdadeiro. Quem não é visto também não é lembrado, seja na empresa onde trabalha, seja fora dela. Seu trabalho pode não ser fácil, mas não subestime a maravilha de estar em uma posição em que você possa de fato ajudar pessoas a crescer e ter sucesso. Embora você definitivamente tenha mais desafios do que antes, agora também tem muito mais oportunidades de desenvolver suas próprias habilidades de liderança e cativar outras pessoas.

     

    Embora a gerência de nível médio possa estar sob crescente pressão e se sentirem mais estressados, uma pesquisa liderada pelo estudioso da Média Gerência, Paul Osterman, mostra que eles estão fortemente comprometidos com o trabalho em si. Essa é a parte mais importante do quadro que emergiu das entrevistas com gerentes de nível médio. Um gerente da TechCo, por exemplo, ao responder a uma pergunta sobre seu trabalho, disse que se preocupava em “construir coisas e entregar produtos para o cliente”. Um gerente do Bank of America responsável por supervisionar uma equipe que trabalhava com clientes ricos descreveu seu trabalho da mesma forma. “Uma das emoções … é criar portfólios.” Outro gerente da TechCo comentou:

    “Acho que meu trabalho é uma boa mistura entre o técnico e práticas de gestão. Eu acho que tenho muita autonomia …E u consigo gerenciar alguns ótimos caras, eles são muito divertidos e todos são muito motivados, então eu não tenho um problema moral. E é muito dinâmico, está sempre mudando. Seis semanas atrás eu estava gerenciando um grupo técnico e agora estou na Ásia contratando pessoas. É muito interessante, é muito dinâmico. É disso que eu gosto no trabalho. ”

    Estar à frente dos projetos, colocar-se à disposição, ser otimista e acreditar que é possível fazer diferente são posturas que certamente farão a diferença. Boa sorte turma e não esqueça de compartilhar 😉

    Fonte: Texto adaptado de https://www.themuse.com/advice/3-ways-to-stay-sane-and-upbeat-when-youre-a-middle-manager

    autoridade, comprometimento, Gerência, Gestão Empresarial, Liderança, média gestão, negociação, responsabilidade, resultados, stress no trabalho
    Avatar

    Tiago Rangel

    Administrador, especialista em gestão, empreendedor, baterista, filho, esposo e pai da Júlia!

    Mais posts de Tiago Rangel

    Posts Relacionados

    • A importância da média gestão para atingir resultados

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. Com mudanças em tempo real, a gestão empresarial precisa encontrar maneiras de obter vantagem competitiva para se destacar no mercado. Para tanto, é preciso investir nasLeia Mais

    • O Gestor de Alto Impacto. Parte 2

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      Após termos apresentado os 8 princípios para uma média de alto impacto, gostaria de apresentar uma relação de como aplicar respostas orientadas a resultados nos desafios do dia-a-dia de um gestor. Gestores insatisfeitos com seusLeia Mais

    • A Média Gestão de Alto Impacto – Parte 1

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      Nessas últimas semanas, entre projetos, propostas e outras atividades, tenho me dedicado aos estudos sobre a média gestão ou média gerência. Recentemente estive nos Estados Unidos onde adquiri alguns livros e escolhi aleatoriamente começar porLeia Mais

    • 7 conselhos para a Média Gerência

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      Não resta dúvida em relação à importância da média gerência nas organizações. Os gerentes de nível médio são, em sua maior parte, indivíduos conscientes e estrategicamente engajados, que têm um forte comprometimento com seus trabalhos,Leia Mais

    • O ano é 2035

      De Tiago Rangel | 0 comentários

      Desde que me entendo por gente me questiono sobre a velocidade que o tempo passa. Me lembro como se fosse ontem, em meus tempos áureos do ensino médio, lamentando o término de mais um anoLeia Mais

    Comente!

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Próximo PostAnterior

    Pesquisar

    Posts recentes

    • O ano é 2035
    • Liguei o foda-se!
    • Middle Startup Management
    • Você já ouviu falar em Busyness?
    • A importância da média gestão para atingir resultados

    Categorias

    • Blog

    INSTITUCIONAL

    Somos focados na Média Gestão. Os anos de experiência nos prova que as skills ou habilidades que fazem das pessoas ocupantes de funções mais operacionais uma referência são diferentes daquelas que as tornam excelentes gestores. Agora, o conhecimento gerencial se faz necessário.

    ÚLTIMAS DO BLOG

    • 17 agosto, 2020
      0

      O ano é 2035

    • 10 agosto, 2020
      0

      Liguei o foda-se!

    Quando aquilo que você acredita e compartilha ser Quando aquilo que você acredita e compartilha serve de inspiração para a comunicação corporativa do programa de trainee da @ambev , maior cervejaria do mundo, só reforça o quanto o mundo precisa de #maisrazãomaisemoção e nos enche de orgulho ainda mais em tempos como esse...Faço votos, queridos trainees, que a jornada de vocês seja vitoriosa! “Se chorei ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi”, já dizia o rei! Estou certo meu amigo @naborsocial ?
#goaction #actionbusiness #ambev #trainee #empatia #liderança #rh  #carreira #gestãodepessoas #gestão
    Pelo segundo ano consecutivo, tenho o prazer de co Pelo segundo ano consecutivo, tenho o prazer de co-organizar o Minascon Innovation Talk através da Action Business apoiando o Sebrae e a FIEMG e dessa vez com o desafio de estruturá-lo remotamente. Uma satisfação em estar ao lado de feras como Paula Lunardelli, Bruno Loreto e Myriam Tschiptschin em um dos painéis do evento que objetiva trazer reflexões importantes sobre esse processo à luz de alguns personagens desse ecossistema tão rico e promissor. #minascon2020 #construçãocivil #BH #sebrae #actionbusiness #maisrazãomaisemoção #goaction #minascon #minasconinnovationtalk #inovação #construtech #startup #consultoria #empreendedorismo #gestão #gestãoempresarial
    Estaremos mediando um bate-papo muito rico e cheio Estaremos mediando um bate-papo muito rico e cheio de conteúdo, com o @edney.vieira como parte da disciplina Gestão da Mudança e do Clima Organizacional da @pos_uniavan ministrada por nosso Diretor Tiago Rangel! 
.
Quem tiver afim, o evento será 100% gratuito, online e sem necessidade de inscrição! É só entrar no dia no link na bio! 👆🏼
#goaction #uniavan #internacionalização #gestão #consultoria #treinamento #maisrazãomaisemoção #médiagestão
    Quem fala que não fica nervoso em uma negociaçã Quem fala que não fica nervoso em uma negociação importante está mentindo. Existe sim aquele que disfarça melhor que o outro.
Isso acontece, em muitos casos, por utilizarmos a negociação de posições como forma de alcançarmos o acordo. Entretanto, quando falamos de negociações mais complexas, negocie baseado em princípios. Você seguramente se sairá melhor! 

#gestãoempresarial #gestão #altaperformance #negociação #desenvolvimentoorganizacional #desenvolvimentopessoal #inovação #treinamento #produtividade #gestãodepessoas #consultoria #goaction #maisrazãomaisemoção
    A 1ª turma de pós-graduação a gente nunca esq A 1ª turma de pós-graduação a gente nunca esquece! Sentir e escutar a satisfação dos alunos com o resultado que tanto me esforcei para alcançar, o feedback de professores experimentados são, sem dúvida, os melhores dos prêmios e alimento pra alma. Gás renovado para o próximo desafio. 
Agradeço a @pos_uniavan pela confiança, Profa. KETRIN CELINE NOVAES ESTÁCIO e todo time pedagógico pelos direcionamentos, liberdade criativa e suporte. Ao Thiago Godoy e Marcos Sterenkrantz pelas intervenções de valor inestimável! Que venham outros desafios!
#uniavan #negociação #processodecisório #goaction Action Business #maisrazãomaisemoção #gestãoempresarial #gestão #management #médiagestão #middlemanagement #consultoria #consultancy #inovação #gratidão
    Hoje terei o prazer de receber convidados super es Hoje terei o prazer de receber convidados super especiais na disciplina Negociação e Processo Decisório, que leciono, da @pos_uniavan. Os feras Thiago Godoy, head de Educação Financeira da @xpeed.school e Marcos Sterenkrantz, head de Inovação da @xp.inc trarão alguns cases super interessantes e é uma excelente oportunidade de aprendizagem! Você é nosso convidado!

Para acessar a aula, acesse o link na bio: 👆🏼https://lnkd.in/d4wUkkK

#uniavan #posgraduação #educaçãofinanceira #xpeedschool #xpinvestimentos #actionbusiness #goaction #gestãoempresarial #negociação #processodecisorio #inovação
    🌏📍 *Internacionalização ACATE convida: Ges 🌏📍 *Internacionalização ACATE convida: Gestão de times globais*
*Data e horário*: 27/08 às 19h
*Inscrições no link na bio 👆🏼!

Conduzido com maestria pelos super empreendedores Nayara de Almeida D'Alama e Guilherme Coan Hobold terei o prazer de ser um dos painelistas e aprender ao lado de feras como Kayo Albuquerque e Cibele Ferraz.

O Grupo vai reunir profissionais do mercado para compartilharem suas experiências e vivências práticas na gestão de equipes globais em evento GRATUITO E ONLINE!

Obrigado @acate.sc e bora ganhar o mundo!

Você é nosso convidado! Inscreva-se pelo link e não perca!

#internacionalização #acate #startupsc #goaction #inovação #santacatarina #maisrazãomaisemoção #vidadegestor #médiagestão  #timesglobais #desenvolvimentoorganizacional #desenvolvimentodepessoas #altaperformance #culturaorganizacional
    Me recordo que quando sai da companhia onde trabal Me recordo que quando sai da companhia onde trabalhava no final de 2016, senti uma sensação de obsolescência, de que todo aquele conhecimento acumulado durante anos precisava urgentemente de uma nova e profunda transformação. Não que ele não tivesse mais valor no mercado, mas para que eu me fizesse entender nesse novo mercado que me deparei, precisava dominar um novo idioma, uma nova forma de pensar e agir.

Desde então, tive clareza e convicção que eu estava certo, mas de forma abstrata, empírica. Entretanto, lendo agora o livro “O Novo Código da Cultura” dos gigantes Sandro Magaldi  e José Salibi Neto tenho a prova intelectual e concreta que eu estava certo e agradeço a Deus por atender minhas preces. É que sempre pedi a Deus lucidez! Rs! 

Se Deus ainda não te brindou com ela, uma boa alternativa pode ser a leitura desse livro! Pode ser um bom começo! Reinvente-se, Flexibilize-se! 

#goaction #maisrazãomaisemoção #gestão #gestãoempresarial #gestãodoamanhã #inovação #disrupção #culturaorganizacional #managament #gestãodamudança
    Resiliência: propriedade que alguns corpos aprese Resiliência: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. 
Não atoa é considerado um substantivo feminino. 
#maisrazãomaisemoção #goaction #consultoria #gestãoempresarial #médiagestão #gestão #altaperformance #inovação #transformaçãodigital
    Quem me conhece sabe: não sou muito de usar palav Quem me conhece sabe: não sou muito de usar palavras de baixo calão no dia-a-dia. 
. 
Mas convenhamos que a palavra escolhida para compor o título do artigo, há muito já não figura o rol de palavras proibidas no ambiente organizacional. 
. 
Já ilustra inclusive capa de livros best sellers, é sinônimo de atitude empreendedora, que aliás, sinto um regozijo ao pronunciá-la como se estivesse agredindo um saco de pancada vivo ou minha antiga bateria Mapex de 1998. Em suma, foda-se o título! 
.
Continue lendo...link na Bio! 👆🏼

#goaction #gestãoempresarial #gestão #maisrazãomaisemoção
    Feliz dia dos pais a todos os papais! Happy fathe Feliz dia dos pais a todos os papais! 
Happy father’s day for all daddies!
#diadospais
    |GESTÃO| Para que os seus resultados sejam efetiv |GESTÃO| Para que os seus resultados sejam efetivos e perenes 3 elementos são fundamentais e se aplicam a projetos, processos gerenciais maduros, pequenas, médias e grandes empresas.
.
1) Liderança: não se trata do chefe, mas sim do protagonista. Daquele que influenciam e arrastam pra perto de si gente boa que acredita na meta!
. 
2) Conhecimento Técnico: são os profissionais que dominam o processo produtivo. Fazendo uma analogia, é aquele cara que só de escutar o barulho da máquina, sabe onde está o problema!
. 
3) Método: é o conhecimento capaz de sugerir as melhores ferramentas pra se alcançar os objetivos com mais eficiência.
.
Pegou a visão?
.
#gestão #management #problemsolving #agile #pdca #leanthinking #altaperformance #actionbusiness #goaction #maisrazãomaisemoção #treinamentoincompany #desenvolvimentopessoal
    Follow on Instagram
    This error message is only visible to WordPress admins

    CONTATO

    Email - action@abusiness.com.br

    Endereço :
    Rua Dr. Guilherme Bannitz, no. 126, cj 81.
    Bairro Itaim Bibi, São Paulo/SP, CEP 04532-060.
    Atendimento comercial em Itapema, SC e Belo Horizonte, MG.

    Horário de atendimento: 09:00-18:00

    Telefones :
    SP e SC: +55 (11) 9 7225-6535
    MG: +55 (31) 9 9239-1173

    PARCEIROS

    Copyright 2018 Action Business | Todos os Direitos Reservados.
    • HOME
    • QUEM SOMOS
      • INSTITUCIONAL
      • NOSSO FOCO
      • CORPO TÉCNICO
      • QUEM CONHECE
    • CONSULTORIA
    • CURSOS IN COMPANY
      • GESTÃO EMPRESARIAL
        • MELHORIA CONTÍNUA
        • PROCESSOS GERENCIAIS
        • FINANÇAS
        • ESTRATÉGIA
        • PROJETOS
        • LIDERANÇA
    • CONHECIMENTO
      • Blog
      • Vídeos
    • JUNTE-SE A NÓS
    • CONTATO
      • Fale com a Gente
    Action Business